Israel Abrahão
Relações públicas, técnico em administração e um apaixonado por marcas. Minha missão é te auxiliar a construir sua marca de sucesso.
Por que sua mensagem não chega em quem precisa?
Sua comunicação começa no seu cliente
Você já parou para pensar por que sua comunicação não traz os resultados esperados? Talvez seja porque ela não está chegando a quem realmente precisa ouvir. Assim como colocar uma relíquia automotiva em uma loja de carros populares é ineficaz, comunicar sua mensagem no lugar ou formato errado pode desvalorizar seu trabalho.
Esse é o poder do posicionamento, ele pode elevar seu valor ou abaixar, impedindo de alcançar seus melhores clientes.
Quer descobrir como mudar isso? Continue lendo para entender como atingir as pessoas certas e maximizar seus resultados.
O que nós indicamos e recomendamos para posicionar sua marca.
Com pesquisa.
Recomendamos sempre a pesquisa quando pensamos em posicionamento que vende. Inclusive, não fazemos um serviço sem entender as nuances do cenário, pois, não podemos jogar nem o seu e nem o nosso dinheiro fora. A assertividade que uma pesquisa proporciona é como construir uma cada em pedra ao invés de areia, você sabe exatamente o que fazer, como e porque, e esse modo de pensar garante que nossos clientes tenham mais segurança com nossas ações.
Ficou interessado em como fazer sua empresa conseguir alcançar o público ideal utilizando um posicionamento de marca estratégico? Entre em contato e converse com nossos especialistas e vamos te contar como sua empresa pode fazer isso.
Como identificar o público certo.
Sabemos que a chave para o posicionamento de marca de sucesso está em entender o que seu público pensa, sente e deseja. Isso só é possível com pesquisa de mercado. Sem ela, você arrisca desperdiçar recursos e tempo em ações que não conectam.
Veja o que você deve investigar na hora de entender seu público:
Dores que eu resolvo: Quais problemas meu público enfrenta e como eu os resolvo?
Por exemplo:
Ela tem ansiedade decorrente de uma falha de segurança no prédio dela?
A casa dela tem mofo e isso deixa ela doente?
Você deve utilizar essas informações para guiar seus conteúdos, seu tom, sua maneira de comunicar o que você faz.
Você pode pensar que é um pouco óbvio, mas na hora de abordar esses temas, é importante ter clareza de quais dores você resolve no mundo.
Pois, ter essas dores faz as pessoas perderem algo. E se você entrega algo que evita perdas, evita problemas ou permite economia, você resolve o problema, a decisão óbvia é te escolher, certo?
Essa é a batalha das marcas, se mostrar como a escolha óbvia para seus clientes escolherem você.
Desejos que eu auxilio alcançar: O que meu cliente ideal busca ao resolver esse problema?
por exemplo:
Ela quer ter mais tranquilidade e paz, porque ela reclama da falta de segurança e sente temor.
Ela quer garantir que vai ter saúde e evitar problemas decorrentes do mofo.
Se você além de falar da dor, abordar o que ela quer resolvendo o problema, você conecta o discurso com o que ela pensa e diz.
Dados comportamentais:
Esse conceito quer dizer como seu cliente ideal se comporta? O que ele assiste, acredita e gostaria de falar?
Sua empresa além de oferecer um produto ou serviço representa uma ideia na mente desse consumidor, e se você entender como representar uma ideia que ele goste e que seja autêntica, você deixou uma marca.
Quais comportamentos, hobbies e ideias sua empresa teria se fosse uma pessoa? Quem não gosta, e quem seu público não gosta também?
Compreendendo esses elementos você está pronto(a) para criar um discurso que ressoe de verdade com seus clientes, porque afinal, são pessoas assim como você, e é por isso que cada canal deve ter o conteúdo ajustado para o ambiente, pois as pessoas tem expectativas diferentes. O seu discurso deve estar em mais de um lugar, e eu sugiro utilizar o que for possível, mas vamos falar de sites e das redes sociais.
A força de uma comunicação integrada.
Se você quer se posicionar para se conectar com seu público, use canais complementares como site e redes sociais:
Site: Seu espaço exclusivo, onde você fala diretamente com o cliente, sem distrações.
Redes sociais: Um ambiente interativo que permite criar proximidade com seu público, mas onde você compete por atenção.
Quando combinados, esses canais ampliam sua presença e fortalecem sua mensagem. Imagine seu cliente vendo um post seu nas redes sociais, ouvindo sobre você em uma conversa e, por fim, visitando seu site para mais informações. Esse tipo de presença cria impacto e gera confiança.
Com esses canais em mente, vale mais a pena fazer com ou sem pesquisa de mercado o seu posicionamento de marca?
Veja a tabela abaixo.
COM PESQUISA | SEM PESQUISA | |
VELOCIDADE | x | |
UTILIZA AS DORES, OBJEÇÕES E DESEJOS | X | |
RESULTADO | X | TALVEZ SIM TALVEZ NÃO |
ASSERTIVIDADE | X | talvez |
POSICIONAMENTO CLARO | X | talvez |
Velocidade pode ser um custo e pesquisa um investimento para o posicionamento da sua marca?
Quando se trata de comunicação, nunca é a+b = ab, pois, a comunicação não é uma ciência exata e depende de diversos fatores, por isso você precisa ao menos entender e estudar o cenário, e esse é o objetivo da pesquisa, deixar mais próximo possível o que você quer falar com o que seu público quer ouvir, e isso gera vendas.
Ficou interessado(a) nesse assunto? Quer saber mais sobre esse tema, eu gosto bastante de falar disso, afinal meu curso é baseado nessa premissa, então vamos conversar, estou lento todos os comentários. Me conta quais suas dúvidas sobre esse assunto, o que fazer, como, quem contratar tudo!